Terracota
Notícias & Dicas

Terracota

Material de toque quente que nos aconchega e relaxa, a terracota é um material característico das zonas mediterrânicas e muito usado no nosso país, Portugal.

A terracota artesanal é produzida a partir do barro ou argila, e é conhecida pelas suas excelentes propriedades. Ecológica, natural, usada na nossa arquitectura vernacular ao longo de séculos até aos dias de hoje, em diversos contextos – desde o rústico ao contemporâneo e industrial.

Pode ser usada em elementos portantes, quando maciça, como revestimento - de tectos, paredes e pavimentos - em coberturas e em múltiplos objectos de decoração.

Existe uma enorme variedade de formatos e acabamentos pelos quais optar. Uma vez que é também um material de fabrico artesanal é possível personalizar tamanhos e formas.

O processo de fabrico artesanal e a cozedura de cada lote produz uma quantidade de tonalidades diferentes e muito subtis que podem enriquecer a imagem de um espaço de forma muito simples.

Para além das tonalidades que se obtêm através do fabrico artesanal, é possível também obter diversas texturas e acabamentos de arestas. A maneira como são desenformados os ladrilhos altera a forma final das suas arestas. Quando desenformados a água os ladrilhos apresentam um aspecto ligeiramente arredondado, quando desenformados a areia ficam com arestas mais pronunciadas.

A sua designação pode variar consoante a região do país onde se encontra, o nome mais comum para este material é ladrilho ou tijoleira, mas é também chamado de baldosa ou mosaico.

Versátil ao ponto de poder ser usada e aplicada em exteriores e interiores, com e sem tratamento, a terracota permite a aplicação sem tratamento, tudo depende do aspecto e finalidade pretendidos.

No interior recomenda-se a sua impermeabilização em zona como cozinhas e ou casas de banho, por ser um material muito permeável, está sujeito ao aparecimento de manchas. Se essa pode ser uma preocupação, recomenda-se então o tratamento destas superfícies com produtos hidrofugantes, hidrorrepelentes, ceras ou materiais impregnantes adequados à terracota.

 

Existem no mercado diversos tratamentos, inclusivamente, hidrofugantes praticamente imperceptíveis que não alteram a cor do material.

Este material é produzido em muitas zonas de Portugal, sendo que no sul do país existem muitas cerâmicas artesanais que ainda trabalham este material com mestria.

Créditos de Imagens: barrocal.pt gp-arch.com terracotadoalgarve.pt albertosprocha.pt