André

André Rodrigues da Silva é formado em Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Nasceu em Lisboa, cidade da qual destaca a multiplicidade, inscrita na luz imensamente branca, na organicidade dos bairros históricos e na relação íntima com o rio e o mar. Para definir a sua relação com a arquitetura, convoca a memória do cheiro a papel e a tinta do escritório do pai, onde se recorda de ver as folhas e os rolos espalhados pelo espaço e a elegância simples das linhas e letras que captaram a sua atenção. Foi isso que o levou para a arquitetura, área onde tem vindo a trabalhar nos últimos dezasseis anos. Acredita que a arquitectura serve as pessoas - para melhorar e alicerçar as relações que estas estabelecem entre si – e a sociedade. Tem a firme convicção de que a arquitectura é feita de partilha, de compromissos e de discussão e não é um mero exercício estilístico como resposta a um capricho criativo.

 

A crise de 2008 levou-o a redefinir paradigmas e a olhar para si. Inscreveu-se numa pós-graduação em Gestão de Empresas e Produtos Turísticos pelo INP - Instituto Superior de Novas Profissões. O seu trabalho final focou-se nas relações dinâmicas entre o design, o turismo, a inovação e a tradição, explorando os benefícios que a combinação destas áreas podiam trazer aos produtos de turismo e ao turismo como entidade dialogante. Desse momento resultaram projeto como o Depositário, onde se redescobriu como alguém que acredita no poder da história e do relacionamento emocional que um objeto pode criar. É isso que tem vindo a desenvolver na sua prática profissional, procurando combinar, de forma harmoniosa, o desenho do espaço com o carácter que este deve ter e a história que deve contar. Fazer pão, outra das suas paixões, surgiu quando procurava resgatar algo que sentia perdido na arquitetura - o processo táctil. Revelou-se como um exercício de criatividade e adaptabilidade e um processo de aprendizagem tão interativo como emocional. Estas experiências ajudaram-no a abrir novas perspectivas na sua carreira, em diferentes áreas e projetos.


Ao longo dos últimos anos passou por vários ateliers de arquitetura, tendo iniciado a prática profissional independente em 2012. É atualmente sócio e arquiteto do Architect Your Home, desenvolvendo uma gama diversificada de trabalhos, desde a consultoria técnica até projetos habitacionais, turísticos ou de equipamentos. Tem vindo a desempenhar funções de criação e implementação de projetos em todas as suas fases de desenvolvimento, coordenação de equipas multidisciplinares e respectivo controlo de produção, acompanhamento orientado para o cliente, contacto comercial com fornecedores de soluções de decoração e materiais de construção e acompanhamento de obra. Tem ainda desenvolvido projetos de styling de ambientes de interiores, bem como estudos conceptuais para a implementação de unidades turísticas.

 

As suas competências têm sido permanentemente aprofundadas através de cursos de formação e workshops em áreas tão diversas como a pintura oriental Sumi e a História da Arte. Paralelamente à sua atividade profissional, tem investido na sua paixão pela culinária e pela alimentação saudável, cujos conhecimentos tem aprimorado através de viagens e workshops. Evoca Virginia Woolf para lembrar que “é sempre uma aventura entrar num espaço novo”. Assim tem sido, a partir da memória de um escritório na constante busca por novos espaços e diferentes formas de os viver.

Onde pode encontrar o trabalho de André

André trabalhou com as seguintes autoridades:

  • Lisboa
  • Oeiras
  • Montijo
  • Grândola
  • Sintra
  • Moura
  • Serpa

Ajuda muito valiosa, com ideias funcionais, que encaixaram na perfeição com as minhas necessidades e gosto pessoal.

Filipa R

Portugal

Projectos selecionados