Joana

Arquitecta, nascida em Lisboa (1985), extremamente proativa, com elevado sentido estético e apaixonada por Design em todos os seus domínios.

Comunicativa, com vasta experiência tanto em Atelier como em Associações criativas e Galerias, explora qualquer novo desafio com a criatividade e satisfação que lhe são inatas. Demonstrou sempre vontade de tornar o mundo num lugar mais agradável ao olhar. Desde tenra idade, com inspiração na avó e num tio desenvolve variados trabalhos manuais. Não foi por isso difícil a escolha académica e profissional pela arquitetura sendo hoje em dia no design de interiores que encontrou a sua abordagem à arquitetura de eleição.

 

Após licenciar-se pela FAUTL (2008) e trabalhar em ateliers como JAG Arquitetos e em várias parcerias com o arquiteto Gonçalo Byrne, decide internacionalizar-se na Austrália onde desenvolve não só projectos de índole residencial e social, como na área da saúde em média e grande escala.

Nessa incursão implanta também uma marca sua de design de produto por se ter sensibilizado para a reciclagem de materiais. Explora com a marca, novos usos para as caixas plásticas das antigas cassetes VHS. Cria um painel na parede dum restaurante em Lisboa, representado por dezenas de caixas suspensas, criando um ritmo interessante que leva o público a questionar qual o material utilizado e vendo-se surpreendido com o novo uso dado às mesmas caixas. Fascinada por sustentabilidade, acredita na sinergia entre o uso de materiais naturais ou recicláveis com inovação.

 

Procura incrementar conhecimento, candidatando-se a um mestrado na Dinamarca (2013) com especificação em sustentabilidade, e foca-se durante os anos seguintes na bioconstrução.

 

Regressa a Portugal (2017) para desempenhar funções numa vertente mais comercial de mobiliário e iluminação, essencialmente de linhas nórdicas pela experiência adquirida na Dinamarca. Formaliza propostas de equipamentos para clientes e sugere combinações de peças dentro das marcas representadas. Rapidamente estabelece atelier de arquitetura próprio e desenvolve projetos residenciais a título individual.

Na sensibilidade táctil e visual que os materiais que lhe trazem, procura estabelecer uma harmonia nos espaços em que intervém.

Vive numa busca constante em dar materialidade a qualquer desafio apresentado, dando resposta ao estilo de vida e sempre em conformidade com o gosto pessoal de cada cliente.

 

Em paralelo continua apaixonada por trabalhos manuais, tendo recentemente explorado a cerâmica, e nunca deixando de desenhar e pintar.

Onde pode encontrar o trabalho de Joana

Joana trabalhou com as seguintes autoridades:

  • Lisboa
  • Oeiras
  • Cascais
  • Faro
  • Braga