Paula

Paula da Mata tem 54 anos e nasceu em Lisboa. Até aos sete anos de idade viveu em Envendos, Mação, Santarém, lugar de onde recorda uma infância passada ao ar livre, rodeada pelo verde da Natureza, preenchida com passeios pelas serras, cascatas e rios. Evoca essas bucólicas lembranças para afirmar a tranquilidade com que se define pessoal e profissionalmente.

Fez um bacharelato em Design de Interiores e Equipamento Geral pelo IADE (1982) e começou por trabalhar em publicidade na Agência de Unitros Portugal, em Lisboa, entre 1984 e 1985. Ali foi maquetista em publicidade, compondo e realizando maquetas para campanhas publicitárias. Em 1985 – e até 2012 - surge a primeira passagem pela Paris Sete, onde começou por fazer gestão de loja e Design de Interiores. Foi responsável pela seleção de compras, organização de ambientes para exposição e ainda responsável pela área de projetos interiores. Entre 2012 e 2015 trabalhou como freelancer em Design de Interiores. Desde 2015 e até ao momento colabora com a rede Architect Your Home na mesma área, que acumula com o seu regresso à Paris Sete no ano de 2016, onde continua a trabalhar em Design de Interiores.

Destaca nessa área a procura pela harmonia no ambiente que nos rodeia, onde vivemos e trabalhamos, e que descreve como fundamentalpara o nosso bem-estar e equilíbrio. Assim, poder ajudar o cliente a transformar o espaço é o que mais a motiva e é também por isso que a área residencial é a que mais interesse lhe suscita. Neste sentido, destaca o processo de compreender o que é importante para cada pessoa - referências, costumes e gostos – e a fase de projeto, que nasce através de uma planta layout, onde se determina a função, ambiente, posição e tamanho dos móveis. Como desafio do Design de Interiores lembra a constante necessidade de atualização, quer ao nível de novas tendências, quer perante mudanças de comportamento e utilização dos espaços

Num panorama mais geral, sublinha que o olhar do arquiteto é fundamental para reconhecer as qualidades, características e valores culturais de cada cidade, capaz de tirar partido do espaço, das tecnologias construtivas e contribuindo assim para uma cidade mais qualificada.

A arquitetura orgânica de Gaudi, plena de imaginação, cores e texturas, fascina-a. Gosta de passar os tempos livres em família, com os filhos Pedro e Gonçalo e é praticante de esqui desde sempre. Lembra as palavras de Paulo Coelho como inspiração diária: “sabedoria da água : ela nunca discute com os seusobstáculos, ela simplesmente os contorna”.

 

 

Onde pode encontrar o trabalho de Paula

Paula trabalhou com as seguintes autoridades:

  • Lisboa
  • Comporta
  • Aroeira
  • Sesimbra
  • Porto
  • Algarve

Das várias casas onde vivemos, esta, que a Paula decorou, é onde a família se sente bem.

Nurally

Lisboa

Featured Projects