Rita C

Para a Rita, a arquitectura é uma experiência colectiva e um trabalho de equipa. Sabe que ajudar alguém a escolher ou modificar uma casa é acompanhar uma viagem pessoal de descoberta e surpresa. Tem um traço firme e limpo, e um olhar minimal, porque para acrescentar movimento temos a vida, a real ou a do cinema.

Rita Castro (1971) estudou arquitectura na Universidade Lusíada nos anos 90. Teve a primeira experiência profissional na A.N.A. (1997 a 2001), e dos aeroportos ficou-lhe o gosto pelos projetos grandes, com equipas multidisciplinares e engrenagens exigentes de planeamento e confiança.

Em 2001 passa para um gabinete com uma intervenção pública variada, desde pavilhões desportivos a laboratórios, castelos e conventos, e desenvolve a autonomia sóbria que a acompanhará durante os anos em que colaborou no atelier FVA Frederico Valsassina Arquitectos (2006 a 2011, e 2016 a 2020).

Em 2011 cria, em parceria, o SOS Arquitectura. É um projecto ambicioso na sua simplicidade: facilitar o acesso aos serviços de arquitectura, removendo os excessos das marcas de autor, e aproximar os clientes daquilo que efetivamente escolhem e precisam. A Rita tem uma experiência extensa em todas as fases do processo de construção, desde a fase inicial da concepção à concretização e execução da obra.

Ao longo dos anos, traçou intervenções em várias casas de habitação por todo o país, e integrou equipas em projectos de grande dimensão, como os dos Hospitais CUF Leiria e Tejo ou os Aeroportos do Porto e do Funchal.

Amante de cinema, a Rita aprecia as longas-metragens da arquitectura porque se baseiam na partilha organizada da experiência e responsabilidade de cada profissional. Com a Architect Your Home chega novamente a oportunidade de outras realizações – olhares tecnicamente treinados, e focados na vida real de cada cliente.

Onde pode encontrar o trabalho de Rita C

Rita C trabalhou com as seguintes autoridades:

  • Alcácer do Sal
  • Alcobaça
  • Amadora
  • Grândola
  • Lisboa
  • Leiria
  • Loures
  • Sintra