Sofia

Sofia Nobre Costa tem 44 anos e é de Portimão. Concluiu a licenciatura de Arquitetura na Universidade Lusíada de Lisboa e fez uma pós-graduação em Cidade, Paisagem e Território na Universidade de Sevilha. Trabalhou como arquiteta na PM-Arq Palma de Melo, em Lisboa, entre 1997 e 1998, na António Marques - Arquitetura e Planeamento, Lda, em Lagos, entre 1998 e 1999. Tem ainda formação e atividade como perita avaliadora da Autoridade Tributária e Aduaneira. Desde o ano 2000 que assina projetos como Arquiteta sénior em áreas tão diversas como a habitação, comércio, serviços e planeamento urbano. Trabalha a partir de Portimão, no Algarve, região da qual destaca as suas praias magníficas, a boa gastronomia, a cultura, a história e a natureza.

 

Escolheu a Arquitetura pelo prazer de ver as ideias ganharem forma e para poder criar soluções para os espaços em que as pessoas habitam, usam e nos quais transitam. Está sempre motivada para continuar a participar na construção dos projetos, na modificação dos espaços e, sobretudo, para trabalhar diretamente com as pessoas – um contato pessoal que acrescenta conteúdo ao seu trabalho. Na sua experiência em obra acompanha regularmente o desenrolar dos trabalhos através das visitas que faz, reforçando assim esse mesmo contato e conteúdo.

 

A área da Habitação continua a ser a mais a recorrente e marcante do seu percurso profissional como arquiteta, embora mantenha o seu interesse na vertente do Planeamento Urbano. É no cruzamento entre estas duas áreas que encontra o maior contributo da Arquitetura para a vida em sociedade, na presença e participação dos arquitetos junto da mesma, nos processos de reabilitação, regeneração urbana e de construção da cidade. Para além das suas provas dadas no mercado habitacional, tem experiência noutras tipologias de uso nomeadamente o comércio e serviços, restauração, empreendimentos turísticos e planos de ordenamento do território.

 

Das cidades para onde viajou lembra Paris, Barcelona e Buenos Aires. Por outros destinos recorda o fascínio inusitado dos Parques Naturais da Patagónia Argentina, onde destaca as paisagens surpreendentes do Parque dos Glaciares e o Parque Nacional da Terra do Fogo. Gosta muito de viajar, de gastronomia e de estar com a família. E é por casa, no Algarve, que tudo se combina de forma plena, caminhando pelos magníficos trilhos e praias da Costa Vicentina, onde costuma passar bons momentos em família. Acompanhar o crescimento da filha e transmitir-lhe o gosto pela descoberta através das viagens que partilham é o que de mais precioso faz. E se, como disse Nelson Mandela "sempre parece impossível, até que seja feito", muito tem sido já possível no mundo e na vida de Sofia.

 

Onde pode encontrar o trabalho de Sofia

Sofia trabalhou com as seguintes autoridades:

  • Portimão, PT
  • Lagos, PT
  • Loulé PT
  • Faro PT
  • Aljezur, PT
  • Cascais, PT
  • Seville, Spain

Poucos são os arquitectos que oferecem uma estética minimalista com a densidade do trabalho da Sofia: sofisticado e organico. A valorização do espaço é garantida.

Mónica V

Lagos