Vera

Vera Sanches Osório é formada em Arquitectura pela na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, tendo igualmente estudado na Escuela Técnica Superior de Arquitectura del Vallés, em Barcelona. Adora Lisboa mas o seu lugar de eleição é Cascais, a sua “vila” natal, com ritmo de vida familiar repleto de pontos de encontro junto ao mar e à serra. É apaixonada pela serra de Sintra, pelo cheiro das árvores, o barulho da água a correr nas fontes e pelas cores vibrantes dos palacetes em contraste com o verde.

Para a Vera, a arquitetura mostra-lhe “a maneira como um ‘lugar’ pode ser apropriado pelo Homem em todas as suas valências, levando, no limite, à capacidade de o tocar, como se este transmitisse sensações de tal forma significativas que criam em cada um a vontade de fazer parte dele”.

Iniciou a sua profissão no atelier Frederico Valsassina, onde trabalhou durante 6 anos. Colaborou essencialmente em projetos de reabilitação de edifícios em Lisboa, como na Av. da República, Rua Rosa Araújo, o Palacete Mendonça, Rua das Janelas Verdes, a conversão do antigo hospital Cuf Infante Santo num condomínio privado, entre outros.

A reabilitação desafia-a tanto pela nível técnico como também por todo o simbolismo que acarreta. Através da reabilitação consegue perceber a essência do lugar e quase que se sente no poder de sobrepor o passado, o presente e o futuro. A Vera entende que a função do arquitecto é fazer com que cada um sinta que faz parte do lugar, que este é “a sua casa”.

Amante da natureza, a Vera gosta de passear em família, fazer piqueniques e equitação. O movimento do cavalo e o contacto com a natureza transmitem-lhe calma e liberdade.

Onde pode encontrar o trabalho de Vera

Vera trabalhou com as seguintes autoridades:

  • Lisboa
  • Cascais
  • Vila Nova de Gaia
  • Tavira