
Um jardim em pouco espaço? Pense na vertical!
- André
- 30 November 2015
Gostava de ter um pequeno jardim em sua casa mas vive na cidade e o espaço não abunda? Porque não optar por um jardim vertical? Estas paredes vivas podem ajudar a tornar um espaço monótono ou sombrio num ambiente convidativo e atraente. E os benefícios não se ficam por aqui!
O que são?
Os jardins verticais não são uma verdadeira novidade, já estão entre nós à vários anos, tendo-se tornado mais populares com as obras do botânico francês Patrick Blanc, de onde se destaca a sua intervenção no Musée du Quai Branly em Paris.
Partindo da observação de plantas que em estado selvagem cresciam sem a necessidade de solo, Patrick Blanc, que iniciou o desenvolvimento deste sistema como um filtro biológico para o seu aquário tropical, aprimorou o conceito e verificou a sua aplicabilidade a vários tipos de parede principalmente devido ao seu baixo peso por m2 (cerca de 30Kg/m2).
O sistema utilizado por Blanc divide-se em três partes: uma estrutura metálica, uma membrana PVC e uma camada de feltro geotextil. A estrutura metálica pode ser aplicada tanto fixa a uma parede existente como autoportante. À estrutura metálica fixam-se as camada de PVC e geotextil. Este último, devido à sua alta capilaridade servirá como um eficiente método de distribuição de água pelas plantas bem como suporte do sistema radicular das mesmas. A rega é geralmente efetuada pelo topo do jardim, através de um sistema automático, e deverá ser complementada por nutrientes.
Este método é apenas um dos inúmeros que se encontram hoje disponíveis no mercado.
Os benefícios?
Os jardins verticais, que podem ser aplicados tanto no interior como no exterior, em paredes existentes ou de instalação livre (autoportante), para além de darem colorido aos seus espaços também têm benefícios ao nível da qualidade do ar, do controle acústico e térmico.
As plantas atuam como um filtro natural purificando o ar poluído e libertando oxigénio, sendo igualmente importantes na manutenção dos níveis de humidade. Um jardim vertical também pode transformar-se num ar condicionado natural uma vez que as plantas através de um processo conhecido como evapotranspiração ajudam a diminuir a temperatura da superfície da parede.
Quando aplicada numa parede exterior, devido ao seu poder de isolamento térmico auxilia na diminuição dos custo energéticos tanto no inverno como no verão.
Apesar de ser uma excelente adição a um edifício/apartamento, principalmente onde impere a falta de espaço, há que ponderar se é a melhor solução para si. Para além do custo de instalação (valor médio de 60€/m2) e manutenção em particular nos primeiros mês de plantação, este jardim, como qualquer outro requer a sua atenção.
Para o auxiliar deixamos-lhe aqui algumas ligações úteis:
http://www.verticalgardenpatrickblanc.com
https://en.wikipedia.org/wiki/Green_wall
|
|